terça-feira, 12 de maio de 2009

O jardim do outro lado da rua

Da janela vejo o jardim, e apetece-me ir para lá correr e subir às árvores. Mas desde ontem que vejo homens e máquinas a cortar as árvores, as sebes... será que vão destruir o jardim?

Mas a minha dona diz que não, que vai ficar mais bonito e com mais espaço para os meninos brincarem, e que será mais seguro passear à noite. Talvez consiga ver aquele gato amarelo que se passeia pelos outros jardins; mas por enquanto só vejo pedras, e fazer e desfazer caminhos, e já lá vão duas semanas... Daqui já se consegue ver a escola, antes só ouvia as vozes das crianças durante os períodos de recreio... A minha dona continua tristonha, fala de alguém que eu não conheci, que já partiu fez ontem 1 ano, e que gostava de olhar por esta janela, ver os melros que pousavam no parapeito do terraço, os passarinhos que saltitavam esperando migalhas... E de outro alguém que já partiu há 6 anos, e de outros que deram vida a esta casa, que viram este jardim de que falo ser construído depois do 25 de Abril, e que partiram também..., tal como a esperança de um país novo onde se construiria o 'ser solidário'... De tudo isto me fala a minha dona enquanto, suavemente, vai passando a mão pelo meu pêlo.

Sem comentários: